Correções de bases ósseas
A correção das deformidades dento-faciais é responsabilidade do cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Essas deformidades geram distúrbios no crescimento facial. Normalmente começam durante a fase de crescimento e se estabilizam na idade adulta. Podem ter origem nas síndromes e anomalias específicas (fatores teratogênicos, fatores embriológicos, microssomia hemifacial, Treacher Collins, fissuras faciais, crânio-sinostoses, Pierre Robin...), traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores, comprometendo a harmonia e a beleza facial. Além da questão estética, essas alterações podem causar outros problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos pacientes, como dores na musculatura facial ou nas articulações, além de dificuldade respiratória favorecendo o desenvolvimento de apneia.
A cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico indicado para estas alterações faciais.
Técnica de avanço de maxila
O objetivo do tratamento é obter o equilíbrio funcional mastigatório, melhorar as funções respiratória e articular, corrigir o posicionamento dos ossos maxilares, colocando-os em equilíbrio com o restante da face alcançando uma estética facial satisfatória. A cirurgia é realizada após o planejamento feito pelo cirurgião em acordo com o ortodontista. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face. O paciente é submetido a anestesia geral, em ambiente hospitalar, sendo que a internação ocorre no dia da cirurgia e a alta hospitalar normalmente se dá no dia seguinte.
Técnica de avanço de mandibula
A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática trazem grandes benefícios e satisfação aos pacientes, melhorando a relação entre os dentes, musculatura miofacial, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, deglutição, digestão e em muitos casos, no comportamento psicossocial e na beleza estética dos pacientes operados.
Mentoplastia