DTM ou Dor Miofacial

Tópico do Serviço

ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, abertura, fechamento, além de mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. A ATM é composta por uma cápsula que envolve os tecidos ósseos, ligamentos e disco articular, além de músculos, vasos e nervos. Articula-se com a mandíbula (côndilos) e a base do crânio (cavidades glenóides dos ossos temporais) nas regiões pré-auriculares (ligeiramente anterior às orelhas).
As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM). Vários estudos mostram que 20 a 30% da população sofrem de sintomas de DTM, aparentemente mais mulheres que homens, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social. Um dos sintomas mais comuns da DTM são: Desvio do mento (queixo) ao abrir a boca, estalidos ao abrir a boca, dificuldade ou não conseguir abrir ou fechar a boca e dores de cabeça e na face frequentes. Muitos pacientes apresentam estes sintomas e não sabem que podem serem causados pela DTM.
As causas da DTM podem ser multifatoriais e dependem de uma anamnese adequada para o correto diagnóstico. Movimentos desnecessários que fazemos com a boca; hábitos parafuncionais como: ficar batendo levemente os dentes, morder objetos ou as bochechas, onicofagia (roer unha), apertar e/ou ranger os dentes (bruxismo), estimulam a hiperatividade muscular. O treino para a eliminação desses hábitos, ou a proteção dos dentes e dos músculos para os que apresentam estes hábitos, pode ser a chave para o alívio dos sintomas da disfunção. Como fatores externos, podemos citar o estresse emocional, trauma por acidentes como quedas ou pancadas. Além disso, alguns problemas sistêmicos como artrite reumatoide, artrose ou osteoartrite e tumores também são causadores de DTM.
Existem três tipos principais de DTM: os extracapsulares (muscular), que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; os intracapsulares (articular), que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os distúrbios intra e extracapsulares. Essa variedade de condições torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores. Um diagnóstico preciso é essencial para o sucesso do tratamento.