Extrações Dentárias

Dentes Inclusos


Um dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Quando um dente não aparece completamente na boca e potencialmente não dá mostras de que o fará, diz-se que é ‘impactado’. Em geral, dentes impactados são incapazes erupcionar porque não tem espaço suficiente para isto. Se não removidos podem trazer vários problemas como por exemplo a formação de cistos e tumores odontogênicos.

       

Muitos acreditam que desde que não estejam sentindo dor não tem de que se preocupar em relação ao dente siso. Entretanto, “assintomáticos” ou “livre de dor” não quer dizer que não haja doença ou patologia.
Remoção de dentes inclusos/impactados, podem prevenir  serié de problemas, tais como prevenção de doença periodontal, prevenção de cárie, prevenção de pericoronarite, prevenção de reabsorção radicular,  dentes impactados sob prótese dentária, prevenção de cistos e tumores odontogênicos, otimização do tratamento ortodôntico e  processos patológicos associado a esses dentes. 





Ainda que os dentes mais frequentemente impactados sejam os terceiros molares (sisos), outros dentes como caninos e extranumerários podem estar inclusos. O procedimento usual para os terceiros molares inclusos/impactados é a sua remoção; entretanto para outros dentes inclusos/impactados pode ser realizado o seu tracionamento, expondo-o a cavidade bucal, por meio de uma abordagem e posterior colagem de um botão ( dispositivo ortodôntico) para que seja guiado até sua posição na arcada dentária.
Se mesmo após discutir sua situação com seu cirurgião bucomaxilofacial e você decidir manter seu siso, é importante fazer o acompanhamento do(s) dente(s) inclusos/ impactados a longo prazo para o monitoramento da saúde e condição geral do mesmo e dos tecidos circunjacentes, afim de prevenir as patologias já citadas. Um exame de imagem deve ser realizado a cada ano